sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Superando os Nossos Inimigos - Parte II

Texto Inicial: Efésios 06:12
Texto Principal: Lucas 22:47-53


Quarto Inimigo: A Precipitação!
Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR. Êxodo 32:01-05.

Nestes versículos vemos um Arão Precipitado, fazendo a vontade do povo, dando a eles um deus de ouro em forma de bezerro, e ainda achou que estava certo. Este inimigo que é a Precipitação, ele nos cega de tal maneira, que achamos que as nossas decisões, são melhores do que as do próprio Deus. Mas como vencê-la ?
Resposta: Devemos consultar a Deus em todas as decisões de nossa vida.

Quinto Inimigo: Satanás!
E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. Jó 01:06-07.

Neste episódio vemos que satanás não para, não descansa, ele não dorme. Este inimigo ele está sempre tramando a nossa derrota, ele quer fazer você acreditar que ele não existe; mas saiba de uma coisa ele existe sim! E como vencê-lo?
Resposta: Primeiro reconheça que ele é seu inimigo; e resista a ele, que ele fugirá de vós. E saiba de uma coisa Jesus o já venceu, e no nome de Jesus também iremos vencer!

Sexto Inimigo: Não nos Conhecemos!
Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces. Lucas 22:31-34

Aqui vemos que Pedro se entrava alto-confiante ao se necessário iria preso, e até mesmo morreria por Jesus, mal sabia ele que mais a frente negaria o próprio Jesus por três vezes. Pedro não nada de si próprio, muitas vezes somos derrotados por nos mesmo, por não nos conhecermos, e não fazemos idéia dos nossos pontos fracos. E como vencer este inimigo?
Resposta: Devemos reconhecer que não somos nada, que não sabemos nada, e que Deus nos escolheu não porque somos os maiores entendedores, mas sim porque nos ama!

Sétimo Inimigo: Não Conhecer a Jesus!
Então, Jesus disse-lhe: Mete no seu lugar a tua espada, porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia, agora, orar a meu Pai e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Mateus 26: 52-53.

Conclusão:
Pedro realmente não conhecia a Jesus. Jesus nunca apregôo a guerra, e nem a morte, e sim a paz e a vida. Este têm sido o maior inimigo dos cristãos, não conhecer Aquele que eles adoram, e não segue os seus ensinamentos.
não conhecer Jesus nos traz grandes prejuízos, pois acabamos vivendo como ovelhas rumo ao matadouro! E como vencer este inimigo?
Resposta: Cumprindo o que Jesus disse: O primeiro de todos os mandamentos {é:} Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este {é} o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, {é:} Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:29-31.

Evangelista Henrique Alves
Membro da Catedral das Assembleias de Deus em Jardim Primavera
Dirigente da Congregação de Parque Chuno

Um comentário:

  1. Henrique, Glórias a Deus por sua palavra.
    Muito bem elaborada, edificante á nossas vidas.
    Somente com o conhecimento de nossos inimigos, poderemos vencê-los.
    Um forte abraço e até a próxima postagem.
    Paz.

    ResponderExcluir