quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Dons; Um Presente Divino.


Texto Principal: I Timotéo 04:12-14

Significado de Dom: 1. Dádiva, Presente. 2. Qualidade Inata. 3. Mérito, Merecimento. 4. Poder.

A Palavra dom ganhou uma conotação muito interessante na igreja, ela só se encaixa na quarta característica segundo o dicionário que é o “poder”; mas dom não é simplesmente poder, mas sim um grande presente Divino, que é dado a todo ser vivente não importando o credo religioso, raça, escolaridade e condição social, todos tem um dom. Um dom de cantar, falar, sorrir, pensar, de ser um verdadeiro amigo, dentre outros dons maravilhosos. E quando digo ser vivente se enquadra os animais, o que dizer do dom farejador de um cão, de voar de um pássaro, de correr de um guipardo, entre outros.

I Timotéo:
12. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
13. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
14. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

Primeiro vamos entender o porque Paulo escreve esta carta a Timotéo!
Timotéo era um Jovem Pastor liderando e pastoreando, uma igreja formada por anciões. E ele não era bem aceito; e era muito criticado, sofria grandes perseguições e resistências. Este é alguns dos motivos que levaram o apostolo Paulo a escrever esta carta ao jovem pastor Timotéo. A partir destas explicações estarei apresentando alguns Dons, a qual Deus nos presenteou, e que não são muitos citados na igreja:

1) O Dom do Alvo - Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14. Ao se ter um alvo dado por Deus, sempre que prossigamos nele, sempre haverá um prêmio.

2) O Dom da Honra - Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, {meu} Pai o honrará. João 12:26. Quem servir a Jesus; será honrado por Deus.

3) O Dom do Alívio e da Restauração - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28. Deus quer lhe restaurar; basta você se voltar para Ele.

4) O Dom da Sustentação - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaías 41:10. Deus quer te sustentar! Mas você precisa confiar nEle.

5) O Dom da Fé - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; {é} dom de Deus. Efésios 2:8. A fé que está em você, te leva á salvação.

6) O Dom da Vida Eterna - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23. Este presente Deus lhe dar através de seu Filho Cristo Jesus.

7) Um Dom Chamado JESUS - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16. O maior dom que Deus pode nos dar; se chama Jesus.

Conclusão:

O maior Dom (presente, dádiva) que Deus nos deu: não é o da cura, não é o de cantar, não é o de pregar, de orar, profetizar, revelar...
Mas sim o Dom da salvação através do seu Filho Cristo Jesus. Por isso escrevo á você: Não desperdice o dom que há em ti. O dom da salvação, o dom de ter Jesus com você.
Quando entendemos e reconhecermos, que este é o maior dom que recebemos de Deus. Os outros dons que tanto desejamos, eles virão até o nosso encontro. Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas {coisas} vos serão acrescentadas. Mateus 6:33.

2 comentários:

  1. Henrique, parabéns pelo blog, me verá muito mais vezes aqui, kkkkkkkk.
    Show o texto, muito edificante.
    Que Deus te abençoe muito aqui e por onde andares.
    Paz.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meu amigo.
    A conclusão disse tudo: O dom da salvação é o que deve ser almejado. Tem muita gente se preocupando com dons que não são tão importantes ou que nem existem. Existem dons muito "badalados"... Todo mundo quer ser profeta, todo mundo quer falar em línguas, e jesus não disse nada disso... Aliás ele disse que esses dons não são os mais importantes.


    Um grande abraço,

    Rafael Sartori

    ResponderExcluir