sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Superando os Nossos Inimigos - Parte II

Texto Inicial: Efésios 06:12
Texto Principal: Lucas 22:47-53


Quarto Inimigo: A Precipitação!
Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR. Êxodo 32:01-05.

Nestes versículos vemos um Arão Precipitado, fazendo a vontade do povo, dando a eles um deus de ouro em forma de bezerro, e ainda achou que estava certo. Este inimigo que é a Precipitação, ele nos cega de tal maneira, que achamos que as nossas decisões, são melhores do que as do próprio Deus. Mas como vencê-la ?
Resposta: Devemos consultar a Deus em todas as decisões de nossa vida.

Quinto Inimigo: Satanás!
E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. Jó 01:06-07.

Neste episódio vemos que satanás não para, não descansa, ele não dorme. Este inimigo ele está sempre tramando a nossa derrota, ele quer fazer você acreditar que ele não existe; mas saiba de uma coisa ele existe sim! E como vencê-lo?
Resposta: Primeiro reconheça que ele é seu inimigo; e resista a ele, que ele fugirá de vós. E saiba de uma coisa Jesus o já venceu, e no nome de Jesus também iremos vencer!

Sexto Inimigo: Não nos Conhecemos!
Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces. Lucas 22:31-34

Aqui vemos que Pedro se entrava alto-confiante ao se necessário iria preso, e até mesmo morreria por Jesus, mal sabia ele que mais a frente negaria o próprio Jesus por três vezes. Pedro não nada de si próprio, muitas vezes somos derrotados por nos mesmo, por não nos conhecermos, e não fazemos idéia dos nossos pontos fracos. E como vencer este inimigo?
Resposta: Devemos reconhecer que não somos nada, que não sabemos nada, e que Deus nos escolheu não porque somos os maiores entendedores, mas sim porque nos ama!

Sétimo Inimigo: Não Conhecer a Jesus!
Então, Jesus disse-lhe: Mete no seu lugar a tua espada, porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia, agora, orar a meu Pai e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Mateus 26: 52-53.

Conclusão:
Pedro realmente não conhecia a Jesus. Jesus nunca apregôo a guerra, e nem a morte, e sim a paz e a vida. Este têm sido o maior inimigo dos cristãos, não conhecer Aquele que eles adoram, e não segue os seus ensinamentos.
não conhecer Jesus nos traz grandes prejuízos, pois acabamos vivendo como ovelhas rumo ao matadouro! E como vencer este inimigo?
Resposta: Cumprindo o que Jesus disse: O primeiro de todos os mandamentos {é:} Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este {é} o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, {é:} Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:29-31.

Evangelista Henrique Alves
Membro da Catedral das Assembleias de Deus em Jardim Primavera
Dirigente da Congregação de Parque Chuno

Superando os Nossos Inimigos - Parte I

Versículo Inicial: Efésios 06:12
Texto Principal: Lucas 22:47-53

Primeiro entenda o que é Inimigo: 1. Hostil, contrário a. 2. Que aborrece ou quer mal. 3. Que milita em facção!facção oposta. 4. Com quem se anda em guerra. s. m. 5. Pop. Diabo.

Esta mensagem Deus despertou ao meu coração, pois nos cristãos estamos perdendo verdadeiras batalhas; não para inimigos que conhecemos, mas sim para aqueles que não conhecemos. E através deste texto vou lhe apresentar alguns inimigos, a qual nem imaginamos e muito menos nos preocupamos. E eles não só estão destruindo vidas, como também estão minando vidas espirituais. Lembre-se de uma coisa os piores inimigos não são aqueles que se apresentam deste forma: “Olá sou seu Inimigo, e quero o seu mal”; mas são aqueles que fingem ser seus amigos!

No texto de Lucas 22:47-53 vemos um homem que andava com Jesus, atacando o servo do Sumo Sacerdote, e lhe cortando a orelha com uma espada; e para a nossa surpresa no evangelho de Jesus segundo escreveu João, é citado como o próprio apostolo Pedro.
Ele não sabia quem deveria enfrentar e atacar, ele achava que seu inimigo era o servo do Sumo Sacerdote, e não fazia idéia que os seus verdadeiros inimigos e os piores, diga-se de passagem, eram: O Medo, A Ansiedade, A Falta de Fé, A sua Precipitação, Satanás, Ele Próprio e por último e o mais importante ele andava com Jesus, mas Não Conhecia a Jesus.

Através das santas escrituras vou destrinchar aqueles que são os nossos verdadeiros inimigos. Pois como o próprio Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 08:32.

Primeiro Inimigo: O Medo!
E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança,
derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. I Reis 19:09-10

Nesta passagem vemos o grande profeta Elias, (que enfrentou e venceu os seus inimigos profetas de Baal), com medo da eminente ameaça de morte feita pela rainha Jezabel.
Este inimigo chamado Medo; ele nos faz recuar, levando até ao mais forte se esconder. Mas como vencer este inimigo chamado Medo?
Resposta: Lembrando que Jesus já levou os nossos medos naquela cruz!

Segundo Inimigo: A Ansiedade!
E o SENHOR falou a Moisés dizendo: Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais. Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. Números 20:07-08,11

Nestes versículos vemos que a ansiedade de Moisés, não permitiu cumprir-se aquilo que Deus o ordenou. Deus pediu que ele apenas fala-se, porém a sua ansiedade por uma rápida solução o levou a bater na pedra.
Este inimigo chamado Ansiedade, ele nos levar a tomar decisões totalmente contrárias a quais Deus ordenou. E como vencer este inimigo?
Resposta: Colocando nossos anseios e ansiedades nas mãos de Deus!

Terceiro Inimigo: Falta de Fé!
Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. João 20:24-25.

Nesta passagem vemos o profeta vemos o apóstolo Tomé, não acreditando naquilo que Jesus lhe tinha prometido. Ele precisava tocar para acreditar.
Este inimigo a Falta de Fé, nos transforma em verdadeiros sínicos, dizemos que acreditamos, mas não acreditamos nada! E como vencê-lo?
Resposta: A nossa fé não deve ser da boca pra fora, mas deve está em nossos corações! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29.

Evangelista Henrique Alves
Membro da Catedral das Assembleias de Deus em Jardim Primavera
Dirigente da Congregação de Parque Chuno

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Sonho de Ana


Texto Principal: I Samuel 01:06,10-11,20/02:21

Ana tinha um sonho e um grande desejo em seu coração, de ser mãe! Através deste texto, eu quero te levar a entender, que seus sonhos, planos e projetos podem realizar-se, mas para isso acontecer basta você sonhar e acreditar que Deus está pronto a lhe ouvir, e te conceder o milagre que você tanto espera e precisa. E você vai ser ouvido(a) nos altos céus; basta apenas você crer em Deus.

Veremos no texto a seguir, como o desejo de Ana a mãe do profeta Samuel, se concretizou. Ela sonhou, ela acreditou, ela orou...

1) O ConfrontoE a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer, porquanto o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.I Samuel 01:06.

A todo tempo Ana era confrontada e humilhada por sua competidora (é desta forma que a bíblia refere-se à Penina a outra esposa de Elcana), isso tudo porque Ana não podia ter filhos, mas mesmo assim o seu esposo Elcana a amava. Às vezes você amigo(a) leitor(a) deste blog está na mesma situação de Ana, sendo confrontado(a), pelos seus inimigos, por problemas, por situações adversas, por uma promessa que nunca realiza-se e por sonhos que não se torna realidade.
Você até tem o amor das pessoas ao seu redor, o amor da sua igreja; mais algo está lhe faltando, a sua madre foi cerrada.
Mas tenho algo a lhe dizer; Deus não se esqueceu de você!Basta você crer...

2) A Oração Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou abundantemente. E votou {um} voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres {um} filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. I Samuel 01:10-11.

Ana nos deixa alguns legados nestes dois versículos, o primeiro é: a oração. Você está orando para que seu sonho se realize? E se você já está orando, continue, pois Deus já ouviu o seu clamor e no momento certo Ele vai te livrar deste Egito que você está vivendo. Mas se você não está, comece logo a orar, pois Deus está com os ouvidos atentos ao seu clamor.
O segundo legado é: o choro. A sua alma chora diante do Senhor por esta petição que você faz ao Deus Todo Poderoso? Esta situação que você está vivendo lhe angústia, e você só ver uma solução Divina? Ou é apenas para satisfazer o seu ego? Na devemos usar a Deus para satisfazer as nossas vontades, e sim para nos completar com o seu amor que liberta.
O terceiro legado é: o voto. Você está pedindo a benção de Deus sobre esta situação que está vivendo, mas o que você tem oferecido a Ele?
Faça um voto com Deus, e você veras como ele é Justo! Faça uma oração a Deus, chore aos pés dEle, faça um voto com Ele, e eu creio que Deus não será tardio em te abençoar.

3) O Pedido RealizadoE sucedeu que, passado {algum} tempo, Ana concebeu, e teve {um} filho, e chamou o seu nome Samuel, {que significa ouvido por Deus} porque, {dizia ela,} o tenho pedido ao SENHOR. I Samuel 01:20.

O nome Samuel significa: Ouvido por Deus. Ana teve o seu pedido realizado, tudo porque ela foi confrontada e não aceitou a situação humilhante, nos não podemos aceitar as investidas de satanás e achar que está tudo bem. Temos-nos que nos revoltar desse estado de melancolia, de derrotas e dar um grito de liberdade. Já passou da hora de você se revoltar com os inimigos da sua alma, com as situações adversas. Abra a sua boca, ore, chore, faça um voto com Deus, não fique triste. E disse ela: Ache a tua serva graça em teus olhos. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era {triste.}. I Samuel 01:18. Adore a este Deus, pois se você tiver fé nEle o seu pedido se realizará.

4) A Benção Por CompletoVisitou, pois, o SENHOR a Ana, e concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR. I Samuel 02:21.

Deus não dar a benção pela metade, o milagre de Deus é por completo!
Com Ana não foi diferente; ela queria ser mãe, e caso isto acontecesse ela daria esta criança para servir a Deus em sua casa.
Mas Deus através da vida de Ana quis mostrar, que Ele era um Deus bondoso, e que realiza os sonhos dos seus filhos e filhas.
Ele não fez de Ana, mãe de apenas um filho, Ele a visitou, e ela concebeu três filhos e duas filhas, e Samuel crescia diante do SENHOR.
Assim Deus fará sobre a sua vida, aquilo que Ele te prometeu, Ele vai cumprir. O milagre não tão somente será completo, como será maior do que você imagina; e assim como está em I Coríntios 02:09 Mas, como está escrito: {As coisas} que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem {são} as que Deus preparou para os que o amam.

Conclusão:
O Sonho de Ana se realizou, porque ela acreditou no maior realizador de sonhos; O Senhor Todo-Poderoso. Para o seu sonho se realizar, primeiramente sonhe, e depois coloque os seus sonhos nas mãos de Deus.
E prepare-se para sonhos realizados...

Evangelista Henrique Alves
Membro da Catedral das Assembleias de Deus em Jardim Primavera
Dirigente da Congregação de Parque Chuno

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Deixando a Crendice de Lado e Usando a Fé em Deus

Vers. Inicial: Hebreus 11:27
Texto Principal: João 05:01-08

Significado de Crendice: Crença popular; Ex: Banho de Pipoca, Banho de Arruda, Copo D'água, Espada de São Jorge, Rosa ,Pente, Sabonete, Todo tipo de Figa, dentre outros.

Significado de Fé: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam {e} a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:01

A primeira atitude que Deus quer de nós é que exercitemos a nossa fé nEle.

João 05:
1. Depois disso, havia {uma} festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
2. Ora, em Jerusalém há, próximo à {Porta} das Ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3. Nestes jazia grande multidão de enfermos: cegos, coxos {e} paralíticos, esperando o movimento das águas.
4. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. 6. E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
7. O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma tua cama e anda.

Não vou me prender ao fenômeno que acontecia naquele tanque de Betesda, e nem a anjos. Simplesmente porque Jesus não se prendeu a esses fatos. No versículo 06, vemos Jesus se compadecer daquele homem que jazia há 38 anos sofrendo em frente aquele tanque em um estado de enfermidade.

Mas Jesus não lhe ofereceu apenas uma ajudinha e sim um milagre por completo. Mas mesmo assim aqule homem tendo uma pergunta muito direta da parte de Jesus: "Queres ficar são?". Aquele homem preferiu a se pegar e referi-se á aquela velha crendice; "que acontecia de tempo em tempo". E hoje muitos cristãos estão deixando de ouvir a voz Deus, pois prefere a se pegar a velhas lendas e superstições, e a crendices que nasce de tempo e tempo em nossos templos.Porém mais uma vez Jesus não deu um pingo de importância ao tanque, e no versículo de nº08 opera o milagre na vida daquele homem apenas com uma frase: "Levanta-te toma a tua cama e anda". Precisamos apenas de uma palavra de nosso Senhor Jesus para o verdadeiro milagre acontecer.

Conclusão:
Sabe o que Deus nos revela através deste milagre que Jesus Operou?Que o nome de Jesus está acima de toda e qualquer crença popular! Jesus em momento nenhum valorizou aquele fenomeno das águas se moverem, pois como Deus ele sabia que a cura, não está ligada a símbolos e amuletos, e sim no nome dEle, através da nossa fé.Por isso eu convido a você usar e exercitar a sua fé através da sua oração no nome de Jesus. Talvez diante de você não tenha águas se movendo, mas tem uma água viva que desce do trono de Deus; que se chama Jesus Cristo! o Emanuel o Deus conosco. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. Marcos 16:17-18.


Evangelista Henrique Alves
Membro da Catedral das Assembleias de Deus em Jardim Primavera
Dirigente da Congregação de Parque Chuno

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Dons; Um Presente Divino.


Texto Principal: I Timotéo 04:12-14

Significado de Dom: 1. Dádiva, Presente. 2. Qualidade Inata. 3. Mérito, Merecimento. 4. Poder.

A Palavra dom ganhou uma conotação muito interessante na igreja, ela só se encaixa na quarta característica segundo o dicionário que é o “poder”; mas dom não é simplesmente poder, mas sim um grande presente Divino, que é dado a todo ser vivente não importando o credo religioso, raça, escolaridade e condição social, todos tem um dom. Um dom de cantar, falar, sorrir, pensar, de ser um verdadeiro amigo, dentre outros dons maravilhosos. E quando digo ser vivente se enquadra os animais, o que dizer do dom farejador de um cão, de voar de um pássaro, de correr de um guipardo, entre outros.

I Timotéo:
12. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
13. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
14. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

Primeiro vamos entender o porque Paulo escreve esta carta a Timotéo!
Timotéo era um Jovem Pastor liderando e pastoreando, uma igreja formada por anciões. E ele não era bem aceito; e era muito criticado, sofria grandes perseguições e resistências. Este é alguns dos motivos que levaram o apostolo Paulo a escrever esta carta ao jovem pastor Timotéo. A partir destas explicações estarei apresentando alguns Dons, a qual Deus nos presenteou, e que não são muitos citados na igreja:

1) O Dom do Alvo - Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14. Ao se ter um alvo dado por Deus, sempre que prossigamos nele, sempre haverá um prêmio.

2) O Dom da Honra - Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, {meu} Pai o honrará. João 12:26. Quem servir a Jesus; será honrado por Deus.

3) O Dom do Alívio e da Restauração - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28. Deus quer lhe restaurar; basta você se voltar para Ele.

4) O Dom da Sustentação - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaías 41:10. Deus quer te sustentar! Mas você precisa confiar nEle.

5) O Dom da Fé - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; {é} dom de Deus. Efésios 2:8. A fé que está em você, te leva á salvação.

6) O Dom da Vida Eterna - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23. Este presente Deus lhe dar através de seu Filho Cristo Jesus.

7) Um Dom Chamado JESUS - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16. O maior dom que Deus pode nos dar; se chama Jesus.

Conclusão:

O maior Dom (presente, dádiva) que Deus nos deu: não é o da cura, não é o de cantar, não é o de pregar, de orar, profetizar, revelar...
Mas sim o Dom da salvação através do seu Filho Cristo Jesus. Por isso escrevo á você: Não desperdice o dom que há em ti. O dom da salvação, o dom de ter Jesus com você.
Quando entendemos e reconhecermos, que este é o maior dom que recebemos de Deus. Os outros dons que tanto desejamos, eles virão até o nosso encontro. Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas {coisas} vos serão acrescentadas. Mateus 6:33.